Building A Planetary Culture
Peace And Global Citizenship

Project: Educação para a Construção da Paz
(ADMINISTRATION | PRINT VERSION)
SUMMARY
A população brasileira têm presenciado situações de conflito urbano que colocam em risco a PAZ social e a qualidade de vida de seus habitantes. O motivo desses conflitos é diversificado, e suas causas muitas vezes são decorrentes do adensamento populacional nos grandes centros urbanos, das desigualdades sociais, da falta de oportunidades de emprego e geração de renda, do preconceito racial e social, do desequilíbrio ambiental, e outros tantos fatores socioeconômicos, como educação, cultura, saúde e transportes, entre outros.
Nas últimas décadas, os meios de comunicação têm levado para nossos lares notícias diárias sobre “arrastões”, guerra do narcotráfico, tráfico de seres humanos, pornografia infantil, violência doméstica, ataque a homossexuais, imprudência no trânsito, pancadaria entre as torcidas organizadas de futebol, assassinatos por motivos fúteis e a impunidade. Dada a freqüência e intensidade desses fatos, muito se fala em situações de semelhança às guerra civis. Por outro lado, populações cansadas da insegurança gerada por esses conflitos se insurgem em movimentos sociais em prol da PAZ. Esses movimentos, num primeiro momento, aparecem com “todo gás” imediatamente após a ocorrência de algum fato que tenha chocado a população. Infelizmente, a maioria deles desaparece rapidamente, da mesma forma como surgiram. Isso nos remete a pensar que a PAZ não pode e não deve ser somente buscada como foco decorrente de um fato social e gerador de notícia. Mais do que isso, a PAZ deve ser objeto de discussão e deve fazer parte dos processos da educação nesta nação, para que possamos contemplar uma dinâmica social mais equilibrada. Nessa direção, é preciso criar possibilidades dentro do currículo escolar para o exercício dialógico em torno dos múltiplos olhares que se tem sobre o conceito PAZ.
Pensando nisso, o projeto “Educação para construção da Paz e a cartilha A Paz é Possível de autoria de Irene E. Piera Saggin, foram criados com o objetivo de suscitar discussões sobre a construção da PAZ como valor referencial filosófico na vida das pessoas, para discussões em grupos interativos, nas salas de aula, para estimular a produção literária e a dramatização sobre o tema nas escolas, nas reuniões comunitárias, nas associações de bairro.
À medida em que cada Indivíduo for tocado pela necessidade da PAZ singular, estará possibilitando o diálogo e a construção plural de uma PAZ social mais consistente, mais ética, mais duradoura e mais harmônica.
Name of the Project
Educação para a Construção da Paz
Institution in charge of the project
Instituto PRODEM-Promoção e Desenvolvimento de Estados e Municípios
Contact Person
Irene E. Piera Saggin

Address
av. Bezerra Reis, 142 - Manaíra
João Pessoa / Paraíba - 58038-010

Telephone
55-83-3226 1881
Country
Brazil
Name of the presenter(s) of this project
Irene E. Piera Saggin
e-mail
pierasaggin@hotmail.com
web site
http://www.prodem.org.br



 

Rua Lisboa, 328 - São Paulo/SP - Zip code: 05413-000 - BRAZIL
Phone/Fax: 55 11 3064.4630
E-Mail: redepaz@redepaz.org - Gateway: www.redepaz.org