B
ANDEIRA DA PAZ

Video em Campinas SP
Fotos Bandera de la Paz Argentina

O que é:

A bandeira da paz é uma ferramenta de cooperação, integração e expressão artística. Os participantes são convidados a pintar retalhos de tecido, que são costurados formando uma única peça.

Objetivo: Através da pintura, com cores e formas, os participantes manifestam a paz que reside em cada um. A junção de retalhos diversos e a força da espontaneidade dos traços potencializam o poder individual de construção de uma cultura de paz coletiva.

Material:

- Tergal branco (com 1,40 m de largura), que deverá ser cortado em tiras de 18,50 cm cada uma. Cada tira dará para 8 pedaços de 18,50 cm cada quadradinho (calcular o total de tecido em função do número de participantes).

- Kits de material para pintura para cada 5 pessoas:

  • 7 vidros de 37ml de tintas de tecido nas cores: amarelo, vermelho, azul, branco, preto, verde e laranja;
  • 5 pincéis (815 – n.10);
  • Papel toalha;
  • Copos ou vidros para água, jornal para forrar o chão ou as mesas;
  • Máquina de costura, linha, tesoura e agulhas.

Cada kits para 5 participantes deverá conter:

  • 5 quadradinhos de tergal (18,50 cm x 18,50 cm cada);
  • 7 vidrinhos de tinta, um de cada cor;
  • 10 pedaços de papel toalha, 2 para cada participante;
  • 2 copos para água;
  • 5 pincéis.

 

Método:

Harmonização: Os participantes serão levados ao espaço adequado e convidados a entrar em contato com sua paz interior. O focalizador poderá utilizar uma música, conduzir uma meditação, ou mesmo passar algum vídeo que evoque a qualidade a ser trabalhada. Essa harmonização não deverá ser longa e conter o mínimo de fala possível.

Pintura e costura:

Os kits deverão ser distribuídos em bancadas ou mesas de modo que as pessoas tenham espaço adequado para pintarem seus retalhos. Os pedaços não deverão ser assinados e não deverão conter símbolos agressivos ou ofensivos (o focalizador (es) deverá orientar os participantes).

As mesas deverão ser forradas com jornal ou outro papel semelhante.

Depois de pintado, o retalho será pendurado em um varal ou repousado em uma superfície limpa e livre do vento para que seque.

Com todos os retalhos secos, a equipe focalizadora irá unir os pedaços de forma harmônica e bela. Os retalhos serão costurados até formarem uma única peça (o tamanho da bandeira dependerá do número de retalhos pintados)

A bandeira final deve ser apresentada aos participantes, de preferência, no mesmo dia de sua criação. Normalmente doa-se a peça final para a instituição que está hospedando a atividade.

Proponente:

Elaborada e proposta inicialmente por Wanda Canto – Bhrama Kumaris, tem sido utilizada como instrumento de cultura de paz desde 2002.

A Bandeira da Paz é uma ferramenta cadastrada no site da Rede Global para Educação para a Paz (www.redepaz.org). Focalizadoras: Wanda Canto, Francês Rose Feder, Luzia Castañeda e Vera Ferro.

 

Education for Peace Globalnet
redepaz@redepaz.org - www.redepaz.org